Conforme a orientação do Ministério da Saúde, baseada no conhecimento adquirido em todo o mundo no curso da atual pandemia todos devem utilizar máscaras descartáveis de TNT ou máscaras reutilizáveis de tecido quando em público. Entretanto, isso não deve servir como estímulo ao relaxamento do isolamento social, única medida realmente eficaz nesse momento de intensificação da epidemia.
Também não deve induzir ao relaxamento dos cuidados de prevenção. Máscaras servem muito mais para prevenir que uma pessoa portadora do novo coronavírus o transmita a outros do que para proteger o usuário da contaminação pelo vírus.
Quando alguém fala, tosse ou espirra próximo a outra pessoa, esta pessoa é atingida pelas gotículas de saliva não apenas na região coberta pela máscara mas também no restante do rosto cabelos roupas etc. Com ou sem máscara essas gotículas acabam sendo mais tarde carregadas pelas mãos para o nariz, boca e olhos ocorrendo a infecção. Entretanto, se a pessoa que fala, espirra ou tosse estiver com a máscara, isso impedirá que ela contamine o ambiente e as superfícies próximas.
É importante lembrar que boa parte das pessoas que transmitem o novo coronavírus nada sentem. São portadores são, mas infectam pessoas sem o saber. Daí a importância de todos usem máscaras. A minha máscara te protege e a tua máscara me protege. E assim venceremos a pandemia.
CUIDADOS COM AS MÁSCARAS
- As máscaras devem ser manuseadas pelos cadarços ou elásticos, sempre; nunca devem ser tocadas com as mãos na parte da frente que cobre nariz e boca para evitar contaminação tanto da máscara quanto das mãos.
- Pelo mesmo motivo nunca ajuste a máscara tocando a parte de tecido.
- Máscaras causam algum incômodo quando não se está acostumado a usá-las e a tendência a ajustá-las, ou coçar a região é comum; evite esses gestos; caso seja necessário fazê-lo lave as mãos com água e sabão e higienize-as com álcool a 70%.
- Devem ser trocadas a cada duas a três horas e quando estiverem úmidas ou sujas com secreção. É necessário, portanto, no caso das máscaras reutilizáveis de tecido, que cada pessoa tenha consigo pelo menos 3 máscaras para uso durante o dia.
- Máscaras descartáveis devem ser dispostas no lixo comum após utilizadas e máscaras de tecido devem ser guardadas em um saco plástico e levadas para casa para higienização com água e sabão apenas.
Finalmente, é preciso lembrar que o uso de máscaras cirúrgicas do tipo PFF2 e N95 deve ser evitado pelo público em geral, já que são máscaras de uso dos profissionais de saúde e se encontram em falta em todo mundo. O atendimento hospitalar aos doentes de COVID-19 se torna impossível se os profissionais de saúde não dispuserem dessas máscaras.
Dr. José Eduardo Dias Cardoso
LABORMED SAÚDE OCUPACIONAL