Palestras na empresa contrariam a orientação do Ministério da Saúde para evitar aglomerações e reuniões presenciais. E talvez não fossem eficazes porque, de acordo com a orientação do Ofício Circular SEI –Ministério da Economia os trabalhadores devem estar na medida do possível em trabalho remoto. Todo o esforço de divulgação para os colaboradores que permanecem na empresa deve ser feito individualmente ou em pequenos grupos, em ambientes abertos e bem ventilados. Reuniões por teleconferência devem ser preferidas às presenciais.
Os meios eletrônicos devem ser privilegiados para disseminação de informações. Para tanto podem ser utilizadas quaisquer mídias digitais, e-mail, WhatsApp, redes sociais, etc. Manter um canal de comunicação aberto com todos os colaboradores, rápido e eficiente é fundamental não só para divulgar orientações como também para receber com agilidade informações sobre o estado de saúde de cada um, eventual contato do colaborador com caso suspeito, cópias de atestados, afastamentos para quarentena e outros relatórios médicos destinados à empresa. As empresas têm cada vez mais adotado o whatsapp, em especial o Business, para tanto.
Sugerimos utilizar nosso Manual de Orientação como fonte de informação a ser replicada. Sua parte final aborda justamente as orientações que devem ser divulgadas de forma firme e continuada para os colaboradores. Sua reprodução em qualquer meio eletrônico é não só permitida como estimulada desde que citada a fonte. Outro provedor de material de qualidade para divulgação é o ministério da Saúde através deste link (https://www.saude.gov.br/campanhas/46452-coronavirus).
Todo esse esforço de comunicação é fundamental para manter o coronavírus do lado de fora de sua empresa.
Evite fake news. Apenas divulgue material de fontes confiáveis.
LABORMED SAÚDE OCUPACIONAL